Entrada Notícias
Serviços de Documentação e Bibliotecas da UTAD
Notícias
Reinventar a escola, preparar a mudança PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Reinventar a escola, preparar a mudança
Os limites da escola deixaram de ser os seus limites físicos. A aprendizagem deixou de se circunscrever
ao contexto formal da sala de aula. Para estarem aptos a responder aos desafios que lhes são colocados pela
sociedade atual, marcada pela constante mudança, pela imprevisibilidade, pela tecnologia e pelo excesso de
informação, os alunos, futuros trabalhadores, não podem ser consumidores passivos e acríticos de um conjunto de
conteúdos transmitidos no espaço restrito, formal, da sala de aula. A almejada alteração de paradigma passa pela
redefinição do papel / perfil do aluno (pela centralidade que o mesmo deve assumir no seu próprio processo de
aprendizagem) e pelo desenvolvimento de um conjunto de competências-base, capacidades e valores / atitudes,
alicerçadas no trabalho com projetos / de projeto, realizado colaborativamente. Num processo especular, também o
papel do professor tem de ser reinterpretado e ajustado à nova realidade. Sendo necessárias, estas mudanças são,
todavia, insuficientes. As práticas pedagógicas, o trabalho colaborativo entre pares, a avaliação das aprendizagens,
a gestão de espaços e do tempo, o próprio equipamento das escolas, todos estes aspetos devem ser igualmente
reequacionados no contexto da escola que se deseja.
É preciso reinventar a escola e preparar a mudança.
A discussão em curso, no país e no espaço da União Europeu, sobre o emagrecimento dos currículos, a
partir da definição das Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas, sobre o referencial de áreas de
competência-base, estabelecido pelo Perfil dos alunos à saída do ensino obrigatório, e sobre a gestão e integração
curricular no desenvolvimento das aprendizagens, propiciada pela pilotagem do Projeto de Autonomia e
Flexibilidade, é reveladora desta lógica de mudança que se (nos) impõe.
O II Encontro da Rede de Bibliotecas de Vila Real apresenta-se como um espaço privilegiado de
partilha e contributo para a reflexão sobre a escola que urge reinventar.

Download do Programa.

 
World Library of Science PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Unesco lança biblioteca científica gratuita e multilíngue para estudantes

A 'World Library of Science' já conta com 300 artigos, 25 e-books e mais de 70 vídeos cedidos pela revista Nature.

A Unesco anunciou nesta segunda-feira o lançamento de uma biblioteca científica, de forma gratuita e multilíngue, a estudantes de todo o mundo, além da comunidade científica, por ocasião da jornada mundial da ciência ao serviço da paz.

Este instrumento, batizado como Biblioteca Mundial de Ciência (WLoS, por sua sigla em inglês), conta com a parceria e patrocínio da revista científica "Nature" e do laboratório farmacêutico "Roche", indicou em comunicado a Agência da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Seu objetivo é "dar acesso a estudantes do mundo inteiro, sobretudo nas regiões mais pobres, às informações mais recentes sobre a ciência".

Além disso, "os estudantes terão também a possibilidade de compartilhar suas experiências e lições através de debates com outros estudantes em um contexto de ensino compartilhado".

Por enquanto, a WLoS conta com mais de 300 artigos de referência, 25 livros e mais de 70 vídeos, cedidos pela "Nature".

Com este instrumento, a Unesco pretende favorecer a igualdade de oportunidades, melhorar a qualidade do ensino, reforçar a ciência e a educação, promover o uso de conteúdos educativos de livre acesso e fomentar a criação de comunidades de estudantes e docentes.

 
RECURSOS DIGITAIS PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Europeana collections

http://europeana.eu/portal/

Internet Archive

https://archive.org/

The European Library (diretório)

http://www.theeuropeanlibrary.org/tel4/

UNESCO

http://www.unesco.org/new/en/unesco/resources/online-materials/publications/unesdoc-database/

http://databases.unesco.org/thesaurus/

http://termweb.unesco.org/

Biblioteca Nacional

http://purl.pt/index/geral/PT/index.html

Biblioteca Instituto Camões

http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html

Biblioteca Digital Hispânica

http://www.bne.es/es/Catalogos/BibliotecaDigitalHispanica/Inicio/index.html

Biblioteca de França

http://gallica.bnf.fr/

Biblioteca do Congresso

http://www.loc.gov/library/libarch-digital.html

Biblioteca Nacional do Brasil

http://bndigital.bn.br/

Digital Public Library of America

http://dp.la/

 

Outros thesauri, glossários e terminologia de bases de dados:

 

UNESCO-IBE Education Thesaurus: (Educação)

http://www.unesco.org/unesdi/index.php/eng/thesaurus/tous.18

Food and Agriculture Organization Thesaurus: AGROVOC

http://www.thefreedictionary.com/Food+and+Agriculture+Organization

General Multilingual Environmental Thesaurus: (Ambiente)

https://www.eionet.europa.eu/gemet/

UK Archival Thesaurus: UKAT – vocabulário controlado para arquivos

http://www.ukat.org.uk/

UN Bibliographic Information System Thesaurus: (sistemas de Informação)

https://lib-thesaurus.un.org/lib/dhlunbisthesaurus.nsf/$$searche

Terminology database of the International Labour Organization: (Organização Internacional de trabalho) ILOTERM

http://www.ilo.org/inform/onlineinformationresources/databases/terminology/lang--en/index.htm

United Nations glossaries

https://unterm.un.org/

 
Guia de Museus do Douro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Guia de Museus do Douro 

A Rede de Museus do Douro — MuD é constituída por diferentes entidades culturais que desenvolvem a sua atividade na área da museologia e do património no eixo do Douro.

Para dar cumprimento aos objetivos traçados para a Rede, de divulgação e aproximação da comunidade nacional e estrangeira aos museus da região, elabora-se o Guia de Museus do Douro que pretende dar a conhecer os trinta e dois membros da MuD, as suas coleções e condições de acesso.

Pela diversidade das suas coleções, as visitas aos diferentes museus podem ser complementar a visita ao Douro, património mundial.

A UTAD está presente com o Jardim Botânico e o Museu de Geologia.

 
« InícioAnterior1234SeguinteFinal »

Pág. 2 de 4
Serviços de Documentação e Bibliotecas, Powered by Joomla!